UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
INSTITUTO DE BIOLOGIA
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
NATÃ BORGES
COSTA - AULA
SARAH
RODRIGUES CAMPOS - BLOG
ESTUDANDO O
ÁTOMO E SUAS DESCOBERTAS
INTRODUÇÃO AO
CONCEITO DO ÁTOMO
UBERLÂNDIA
2013
Introdução:
Para se compreender o que realmente ocorre no dia a dia de todo os seres
humanos, procuraram conhecer como são e como existem certos eventos. Com inicio
em estudo da atuação dos átomos, descobrimos vários fatos, como por exemplo,
que grupos que tinham uma mesma atuação foram designados de elemento químico.
A aula terá objetivo de iniciar uma compreensão sobre o conceito do
átomo com os alunos, expondo a eles os modelos atômicos conhecidos, e as
características principais dos mesmos. Nesta aula serão apresentados os
primeiros estudos sobre os átomos e com a ajuda do pré conhecimento dos alunos
sobre o assunto, começar a trabalhar este conceito e chegar em um completo
entendimento sobre este conteúdo.
Os recursos didáticos que
serão utilizados na aula serão slides, vídeos e dinâmica.
Os slides serão utilizados
principalmente com o objetivo de ter certo embasamento teórico, e conter
imagens que possam ser de grande ajuda para a compreensão e interesse dos
alunos, pois deve ser elaborado outro tipo de material que sejam fundamentados
com base na realidade dos mesmos, como diz Freire (1975),
Com relação aos
materiais didáticos utilizados em sala de aula, a ideia principal é que sejam
utilizados diferentes tipos (minimizando, assim, a influência que o livro
didático tem nas aulas) e, até mesmo, sejam elaborados novos materiais com base
na realidade dos educandos. Nesse sentido, Paulo Freire comenta que é apenas
após a etapa de redução temática e da elaboração do programa que deve ser
confeccionado o material didático. Este poderá ser constituído por fotografias,
slides, cartazes, textos de leituras, além dos “pré-livros” (livros texto que
não foram escritos especificamente para aquela situação didática) sobre a
temática pré-estabelecida.
As imagens que serão inseridas nos slides, têm como objetivo aumentar a
copreensão que o aluno tem sobre a matéria e podendo visualizar o que está
sendo exposto como Silva (2008) afirma,
a aprendizagem pode
ser significativa quando utilizamos vários canais de informações para a
construção do conhecimento. Segundo, ele o uso de imagens e simuladores
computacionais para o ensino de modelos complexos possibilita uma melhor
compreensão por parte do aluno. Ainda segundo o autor, a “animação interativa”
possibilita ao aprendiz uma simulação do evento físico resguardando os conceitos
aceitos pelos cientistas e respeitando o desenvolvimento cognitivo de cada
aprendiz.
Os vídeos serão utilizados para dar
suporte a formação do estudante, fazendo com que os mesmos interajam com o
assunto a ser proposto e assim tenham maior entendimento da matéria, segundo
Silva e Santos (2009) “o uso de tecnologias possibilita uma aprendizagem
significativa que envolve conceitos pré existentes na estrutura cognitiva do
aluno”
De acordo com Arnoni et al (2002),
o uso da internet
possibilita e facilita a comunicação do professor com os alunos, pois aumenta
os canais de comunicação no sentido de que a mensagem possa ser transmitida de
forma multi variada em uma combinação multimídia, além de possibilitar a
interação de forma ativa do educando.
O uso da dinâmica está sendo usada nesta aula para que todos os alunos
tenham um envolvimento com a matéria e com isso a assimilação sobre a estrutura
e funcionamento do átomo. Com a interação entre os alunos existe maior
interesse em aprender o assunto a ser estudado, como é exposto neste artigo da
Revista Ciências &
Cognição (2007); Vol. 10: 93-103,
Essas atividades podem ser entendidas como situações em que o
aluno aprende ao envolver-se progressivamente com as manifestações dos fenômenos
naturais, fazendo conjecturas, experimentando, errando, interagindo com
colegas, com os professores, expondo seus pontos de vista, suas suposições, e
confrontando-os com outros e com os resultados experimentais para testar sua pertinência e
validade. Esses processos de ensino
aprendizagem têm no início da escolarização uma importância ainda maior, pois
auxiliam os alunos a atingir níveis mais elevados de cognição, o que facilita a aprendizagem de conceitos
científicos.
Metodologia:
Perguntas como O que é um
átomo? O átomo é uma partícula fundamental da matéria? serão respondidas nesta
aula, pois pretende – se ajudar o aluno a entender como acontece o átomo, como
ele foi estudado e por quem, e qual a importância de seu estudo para a
atualidade.
A aula
vai começar com a seguinte pergunta para os alunos: do que é formada a matéria? Após uma breve discussão sobre a
pergunta com os alunos, uma nova pergunta será inserida o que é um átomo?
Novamente será fornecido um tempo para que se mostre algum começo de definição
para o átomo pelo pequeno conceito que os alunos possuem. Esse método de
discussão e diálogo com os alunos está ligada diretamente com a metodologia dos
3 momentos pedagógicos como PEDROSO, Carla Vargas (2009) concluiu em
sua tese,
Ao pensarmos em educação problematizadora
para o ensino escolar, verificamos que a utilização desta metodologia dos três
momentos pedagógicos é uma alternativa viável, pois é dialógica e
contextualizada, permitindo uma significativa interação professor-aluno, e trabalhando
o conhecimento cientifico a partir do que o aluno já sabe das concepções que
ele já detém, de suas vivências.
Através da dinâmica dos momentos pedagógicos,
os conhecimentos escolares deixam de ser abstrações, passando a constituírem-se
como instrumentos que podem ser utilizados na busca de soluções para os
desafios de uma nova forma de olhar o mundo.
Durante toda a aula será utilizado
os slides com imagens e tópicos sobre o assunto da aula para que o aluno tenha
uma necessidade de questionar sobre o tema e se interesse pelo mesmo. Com isso
o aluno aprende o conteúdo e se relaciona visualmente com a aula, prestando
atenção nas imagens e retendo a atenção de tal maneira que o estudante vai
querer saber mais detalhes sobre a matéria. Esse método é utilizado e defendido
por Fernandes (1998). Segundo ele,
Os
slides permitem uma projeção de alta resolução, enfatizando cores, beleza e
detalhes, visíveis de qualquer parte da sala de aula. Argumenta também, que as
imagens em si não asseguram nenhum aprendizado e que devem vir acompanhadas de
uma nova abordagem, de sensibilização do aluno para o mundo natural. Um enfoque
naturalista e aventureiro, mas que não se limite a isso: mas também faça com
que esse aluno aprenda, pense, questione e principalmente queira saber mais.
Depois será exposta a explicação
sobre o inicio do estudo sobre átomo. Na Grécia antiga com Leucipo e seu
discípulo Demócrito achavam que o átomo era o menor componente de toda matéria
existente, e totalmente indivisível. Seguido pelo Modelo de Dalton onde átomos eram pequenas partículas, de
forma esférica e possuía certa massa.
O modelo de Thompson é o próximo, a partir da descoberta do elétron, vem a exemplificação do "pudim de passas".
Logo após, será falado sobre modelo de Rutherford, contando a sua experiência para a inovação no modelo do átomo, que bombeia partículas alfa sobre uma lâmina de ouro, percebendo que a maioria atravessava a lâmina, enquanto uma menor quantidade sofria pequeno desvio e uma parte grande desvio, percebe -se a partir dai que o átomo não era maciço, mas dotados de espaços vazios, constituído de um núcleo de carga positiva e uma nuvem de carga negativa ao redor do núcleo, usou como exemplo o sistema solar.
O modelo de Thompson é o próximo, a partir da descoberta do elétron, vem a exemplificação do "pudim de passas".
Logo após, será falado sobre modelo de Rutherford, contando a sua experiência para a inovação no modelo do átomo, que bombeia partículas alfa sobre uma lâmina de ouro, percebendo que a maioria atravessava a lâmina, enquanto uma menor quantidade sofria pequeno desvio e uma parte grande desvio, percebe -se a partir dai que o átomo não era maciço, mas dotados de espaços vazios, constituído de um núcleo de carga positiva e uma nuvem de carga negativa ao redor do núcleo, usou como exemplo o sistema solar.
Após explicar os modelos serão
mostrados vídeos exemplificando os modelos e o átomo. Os vídeos utilizados
nesta aula têm como objetivo atrair a atenção do aluno no conteúdo e esclarecer
quaisquer dúvidas e curiosidades do mesmo. Como mostra no texto de Luis Marcos
Lepienski que diz,
Equipamentos
audiovisuais são talvez um dos recursos didáticos mais utilizados depois da
aula expositiva e há consenso de que são aliados importantes para facilitar a
aprendizagem, tornando o processo mais atraente e dinâmico.
Serão exibidos dois vídeos: um com esquema 3D do átomo,
modelos atômicos e experiências; e outro vídeo com uma música sobre o assunto.
Segue abaixo o link dos vídeos:
A partir do vídeo, a explicação entra na estrutura do átomo, composto de
prótons, elétrons e nêutrons. Próton que possui carga positiva e constitui o
núcleo do átomo, nêutrons, junto com os prótons formam o núcleo, são 99,9% de
toda a massa do átomo e tem carga elétrica nula, o elétron possui carga
negativa e constitui a eletrosfera (região em volta do núcleo).
Funciona da seguinte maneira,
elétrons por possuir carga negativa se atraem pelos prótons que possuem carga
positiva, pois duas cargas opostas se atraem e duas cargas iguais se repelem.
Após essa explicação será feita uma
dinâmica com os alunos. Com a escolha de três meninas que irão representar os prótons
que serão envoltas em três bexigas que representaram os nêutrons e três meninos
ao redor das meninas com as bexigas representando os elétrons ao redor do núcleo.
Concluindo então, que tanto a
exposição de conteúdo, como os vídeos e a dinâmica tem como objetivo fazer com
que os alunos compreendam os modelos do átomo em ordem de descoberta, o
funcionamento e a estrutura do mesmo, e que eles tenham um interesse sobre o
conteúdo e que queiram aborda e discutir mais sobre este tema, tendo em mente
que a ciência é um estudo que se constrói a cada dia e que com a descoberta do
átomo foi desta maneira e que ainda pode ser descoberto muito mais e assim
começar um novo estudo e aprendizado sobre o assunto.
Referências Bibliográficas:
Takashi Suzuki, Alfredo e Alfer Vasques, Rérison, Física, Sistema interativo de ensino, 1.ed.
Tatuí-SP: Casa, 2007.
Sardella, Antônio, Curso
de química: Química geral, 25.
ed. São Paulo: ática,2002, 25°
edição, 2° impressão, 448 p.
Infoescola, Navegando e aprendendo, Átomo
[2010]. Disponível em: <Http//:www.infoescola.com/quimica/atomo/>.
Acesso em: 28 Junho 2013.Brasil escola, Física, Modelos Atômicos [2013]. Disponível em: <Http//:www.brasilescola.com/fisica/modelos-atomicos.htm>. Acesso em: 28 Junho 2013.
Algo sobre vestibular, Física, Átomo [2013]. Disponível em: <Http//:www.algosobre.com.br/fisica/atomo.html>. Acesso em: 28 Junho 2013.
Wikepédia, A enciclopédia livre, Átomo [2011]. Disponível em: <Http//:pt.wikipédia.org/wiki/átomo>. Acesso em 28 Junho 2013
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