segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Metodologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
INSTITUTO DE BIOLOGIA
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS



                                    NATÃ BORGES COSTA - AULA
                                    SARAH RODRIGUES CAMPOS - BLOG



ESTUDANDO O ÁTOMO E SUAS DESCOBERTAS
INTRODUÇÃO AO CONCEITO DO ÁTOMO




UBERLÂNDIA
2013

Introdução:
           
            Para se compreender o que realmente ocorre no dia a dia de todo os seres humanos, procuraram conhecer como são e como existem certos eventos. Com inicio em estudo da atuação dos átomos, descobrimos vários fatos, como por exemplo, que grupos que tinham uma mesma atuação foram designados de elemento químico.
            A aula terá objetivo de iniciar uma compreensão sobre o conceito do átomo com os alunos, expondo a eles os modelos atômicos conhecidos, e as características principais dos mesmos. Nesta aula serão apresentados os primeiros estudos sobre os átomos e com a ajuda do pré conhecimento dos alunos sobre o assunto, começar a trabalhar este conceito e chegar em um completo entendimento sobre este conteúdo. 
                     Os recursos didáticos que serão utilizados na aula serão slides, vídeos e dinâmica.
          Os slides serão utilizados principalmente com o objetivo de ter certo embasamento teórico, e conter imagens que possam ser de grande ajuda para a compreensão e interesse dos alunos, pois deve ser elaborado outro tipo de material que sejam fundamentados com base na realidade dos mesmos, como diz Freire (1975),
Com relação aos materiais didáticos utilizados em sala de aula, a ideia principal é que sejam utilizados diferentes tipos (minimizando, assim, a influência que o livro didático tem nas aulas) e, até mesmo, sejam elaborados novos materiais com base na realidade dos educandos. Nesse sentido, Paulo Freire comenta que é apenas após a etapa de redução temática e da elaboração do programa que deve ser confeccionado o material didático. Este poderá ser constituído por fotografias, slides, cartazes, textos de leituras, além dos “pré-livros” (livros texto que não foram escritos especificamente para aquela situação didática) sobre a temática pré-estabelecida.
           
             As imagens que serão inseridas nos slides, têm como objetivo aumentar a copreensão que o aluno tem sobre a matéria e podendo visualizar o que está sendo exposto como Silva (2008) afirma,
a aprendizagem pode ser significativa quando utilizamos vários canais de informações para a construção do conhecimento. Segundo, ele o uso de imagens e simuladores computacionais para o ensino de modelos complexos possibilita uma melhor compreensão por parte do aluno. Ainda segundo o autor, a “animação interativa” possibilita ao aprendiz uma simulação do evento físico resguardando os conceitos aceitos pelos cientistas e respeitando o desenvolvimento cognitivo de cada aprendiz.
           
            Os vídeos serão utilizados para dar suporte a formação do estudante, fazendo com que os mesmos interajam com o assunto a ser proposto e assim tenham maior entendimento da matéria, segundo Silva e Santos (2009) “o uso de tecnologias possibilita uma aprendizagem significativa que envolve conceitos pré existentes na estrutura cognitiva do aluno”
            De acordo com Arnoni et al (2002),
o uso da internet possibilita e facilita a comunicação do professor com os alunos, pois aumenta os canais de comunicação no sentido de que a mensagem possa ser transmitida de forma multi variada em uma combinação multimídia, além de possibilitar a interação de forma ativa do educando.

            O uso da dinâmica está sendo usada nesta aula para que todos os alunos tenham um envolvimento com a matéria e com isso a assimilação sobre a estrutura e funcionamento do átomo. Com a interação entre os alunos existe maior interesse em aprender o assunto a ser estudado, como é exposto neste artigo da Revista Ciências & Cognição (2007); Vol. 10: 93-103,
Essas atividades podem ser entendidas como situações em que o aluno aprende ao envolver-se progressivamente com as manifestações dos fenômenos naturais, fazendo conjecturas, experimentando, errando, interagindo com colegas, com os professores, expondo seus pontos de vista, suas suposições, e confrontando-os com outros e com os resultados experimentais para testar sua pertinência e validade. Esses processos de ensino aprendizagem têm no início da escolarização uma importância ainda maior, pois auxiliam os alunos a atingir níveis mais elevados de cognição, o que facilita a aprendizagem de conceitos científicos.




Metodologia:
            
            Perguntas como O que é um átomo? O átomo é uma partícula fundamental da matéria? serão respondidas nesta aula, pois pretende – se ajudar o aluno a entender como acontece o átomo, como ele foi estudado e por quem, e qual a importância de seu estudo para a atualidade.
            A aula vai começar com a seguinte pergunta para os alunos: do que é formada a matéria? Após uma breve discussão sobre a pergunta com os alunos, uma nova pergunta será inserida o que é um átomo? Novamente será fornecido um tempo para que se mostre algum começo de definição para o átomo pelo pequeno conceito que os alunos possuem. Esse método de discussão e diálogo com os alunos está ligada diretamente com a metodologia dos 3 momentos pedagógicos como PEDROSO, Carla Vargas (2009) concluiu em sua tese,
Ao pensarmos em educação problematizadora para o ensino escolar, verificamos que a utilização desta metodologia dos três momentos pedagógicos é uma alternativa viável, pois é dialógica e contextualizada, permitindo uma significativa interação professor-aluno, e trabalhando o conhecimento cientifico a partir do que o aluno já sabe das concepções que ele já detém, de suas vivências.
Através da dinâmica dos momentos pedagógicos, os conhecimentos escolares deixam de ser abstrações, passando a constituírem-se como instrumentos que podem ser utilizados na busca de soluções para os desafios de uma nova forma de olhar o mundo.


            Durante toda a aula será utilizado os slides com imagens e tópicos sobre o assunto da aula para que o aluno tenha uma necessidade de questionar sobre o tema e se interesse pelo mesmo. Com isso o aluno aprende o conteúdo e se relaciona visualmente com a aula, prestando atenção nas imagens e retendo a atenção de tal maneira que o estudante vai querer saber mais detalhes sobre a matéria. Esse método é utilizado e defendido por Fernandes (1998). Segundo ele,


Os slides permitem uma projeção de alta resolução, enfatizando cores, beleza e detalhes, visíveis de qualquer parte da sala de aula. Argumenta também, que as imagens em si não asseguram nenhum aprendizado e que devem vir acompanhadas de uma nova abordagem, de sensibilização do aluno para o mundo natural. Um enfoque naturalista e aventureiro, mas que não se limite a isso: mas também faça com que esse aluno aprenda, pense, questione e principalmente queira saber mais.

            Depois será exposta a explicação sobre o inicio do estudo sobre átomo. Na Grécia antiga com Leucipo e seu discípulo Demócrito achavam que o átomo era o menor componente de toda matéria existente, e totalmente indivisível. Seguido pelo Modelo de Dalton onde átomos eram pequenas partículas, de forma esférica e possuía certa massa.
            O modelo de Thompson é o próximo, a partir da descoberta do elétron, vem a exemplificação do "pudim de passas".
            Logo após, será falado sobre modelo de Rutherford, contando a sua experiência para a inovação no modelo do átomo, que bombeia partículas alfa sobre uma lâmina de ouro, percebendo que a maioria atravessava a lâmina, enquanto uma menor quantidade sofria pequeno desvio e uma parte grande desvio, percebe -se a partir dai que o átomo não era maciço, mas dotados de espaços vazios, constituído de um núcleo de carga positiva e uma nuvem de carga negativa ao redor do núcleo, usou como exemplo o sistema solar.
             Após explicar os modelos serão mostrados vídeos exemplificando os modelos e o átomo. Os vídeos utilizados nesta aula têm como objetivo atrair a atenção do aluno no conteúdo e esclarecer quaisquer dúvidas e curiosidades do mesmo. Como mostra no texto de Luis Marcos Lepienski que diz,
Equipamentos audiovisuais são talvez um dos recursos didáticos mais utilizados depois da aula expositiva e há consenso de que são aliados importantes para facilitar a aprendizagem, tornando o processo mais atraente e dinâmico.

               Serão exibidos dois vídeos: um com esquema 3D do átomo, modelos atômicos e experiências; e outro vídeo com uma música sobre o assunto. Segue abaixo o link dos vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=EqR1PpbNHmU - Esquema em 3D dos Modelos atômicos

             A partir do vídeo, a explicação entra na estrutura do átomo, composto de prótons, elétrons e nêutrons. Próton que possui carga positiva e constitui o núcleo do átomo, nêutrons, junto com os prótons formam o núcleo, são 99,9% de toda a massa do átomo e tem carga elétrica nula, o elétron possui carga negativa e constitui a eletrosfera (região em volta do núcleo).
            Funciona da seguinte maneira, elétrons por possuir carga negativa se atraem pelos prótons que possuem carga positiva, pois duas cargas opostas se atraem e duas cargas iguais se repelem.         
            Após essa explicação será feita uma dinâmica com os alunos. Com a escolha de três meninas que irão representar os prótons que serão envoltas em três bexigas que representaram os nêutrons e três meninos ao redor das meninas com as bexigas representando os elétrons ao redor do núcleo.
            Concluindo então, que tanto a exposição de conteúdo, como os vídeos e a dinâmica tem como objetivo fazer com que os alunos compreendam os modelos do átomo em ordem de descoberta, o funcionamento e a estrutura do mesmo, e que eles tenham um interesse sobre o conteúdo e que queiram aborda e discutir mais sobre este tema, tendo em mente que a ciência é um estudo que se constrói a cada dia e que com a descoberta do átomo foi desta maneira e que ainda pode ser descoberto muito mais e assim começar um novo estudo e aprendizado sobre o assunto.
















Referências Bibliográficas:

Takashi Suzuki, Alfredo e Alfer Vasques, Rérison, Física, Sistema interativo de ensino, 1.ed. Tatuí-SP: Casa, 2007.

Sardella, Antônio, Curso de química: Química geral, 25. ed. São Paulo: ática,2002, 25° edição, 2° impressão, 448 p.

Infoescola, Navegando e aprendendo, Átomo [2010]. Disponível em: <Http//:www.infoescola.com/quimica/atomo/>. Acesso em: 28 Junho 2013.

Brasil escola, Física, Modelos Atômicos [2013]. Disponível em: <Http//:www.brasilescola.com/fisica/modelos-atomicos.htm>. Acesso em: 28 Junho 2013.

Algo sobre vestibular, Física, Átomo [2013]. Disponível em: <Http//:www.algosobre.com.br/fisica/atomo.html>. Acesso em: 28 Junho 2013.

Wikepédia, A enciclopédia livre, Átomo [2011]. Disponível em: <Http//:pt.wikipédia.org/wiki/átomo>. Acesso em 28 Junho 2013

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